
A importância de ter um site
Você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site próprio?
Ter um site próprio é a presença digital mínima de que sua empresa precisa, porque é comum todos os negócios de sucesso possuírem um.
"Mas meu negócio é local. Por que ter um site se não vendo pela Internet?”
É correto afirmar que efetuar vendas é uma das possibilidades que sua empresa ganha ao ter um site. Da mesma forma, é incorreto afirmar que um site só serve para essa finalidade. Caso fosse verdadeiro, todas as páginas da Internet teriam como propósito comercializar produtos/serviços. E sabemos que não é isso que acontece.
Se o seu negócio for local, como um escritório de advocacia, um estúdio de arquitetura ou um restaurante italiano, você pode usar o seu site para atrair novos clientes e se relacionar com sua audiência. A pesquisa do Google é amplamente usada por usuários que buscam soluções e serviços para seus problemas. Portanto, quando alguém procurar por “advogado civil trabalhista em São Paulo”, “arquitetos em Florianópolis” ou “restaurante italiano em Porto Alegre”, um site próprio passaria mais autoridade para os robôs de busca bem como transmitiria uma imagem muito mais profissional ao usuário do que um simples resultado com um endereço e um telefone.
Nesse caso, o site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público. E uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro.
“Mas eu já tenho uma página no Facebook, não preciso de um site”
Uma página no Facebook é outro item fundamental, assim como o site. Portanto, um canal não substitui o outro.
Afinal, para onde você vai levar seus clientes em potencial? Para seu site ou para uma página nas Redes Sociais? Fazendo uma analogia, onde você gostaria de se encontrar com seus clientes? Em seu escritório ou em um café no shopping?
As mídias sociais são excelentes canais de geração de tráfego e de engajamento. Ou seja, utilizamos como um acréscimo à estratégia de Marketing Digital, mas não como o principal canal.
1 – Para sua empresa ser encontrada
Sua empresa pode ser fora de série, possuir o melhor atendimento do mercado e oferecer um produto de altíssima qualidade. Mas de que adiantaria tudo isso se as pessoas não encontrassem o que você faz?
2– Para ganhar autoridade no mercado
Se você conhece duas soluções para seu problema e só uma possui site próprio, em quem você confiaria mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fan page no Facebook?
Não queremos desmerecer as mídias sociais – como falamos acima, elas possuem um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital. O ponto aqui é que um site é muito mais personalizável e profissional do que um perfil social.
Com um site, sua empresa possui muito mais artifícios para promover o seu produto. Além do mais, por meio da criação de conteúdo você consegue provar para o seu público-alvo que entende do assunto e que tem capacidade técnica para ser a solução dos problemas que ela enfrenta.
3 – Para expandir o negócio
Qual é o objetivo de seu negócio? Você tem planos de expandi-lo?
Para adquirir mais clientes, você precisa de mais oportunidades de negócio. E para as gerar , você precisa de mais visitantes. E para adquirir mais visitantes, você precisa desse site para recebê-los.
O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente.
4 – Para se relacionar com sua audiência
O consumidor não possui mais um papel apenas reativo ao marketing e à publicidade. É absolutamente normal que ele pesquise sobre sua marca ou seu problema na Internet antes de tomar a decisão da compra. E é nesse ponto que entra o site de sua empresa.
Citamos apenas 4, mas há muitas outras possibilidades. O importante aqui é saber que o seu site é como se fosse seu escritório virtual. Por isso, cada visitante deve ser tratado como estivesse visitando sua empresa.
Retomando, um site próprio é parte basilar para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio, vender seus produtos ou se relacionar com a audiência.
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