O que é SEO?
É a prática de técnicas e estratégias de otimização de sites para melhorar a encontrabilidade de seu site nos buscadores quando alguém pesquisar por termos relacionados aos produtos e serviços que sua empresa oferece.
Como o SEO (Search Engine Optimization) pode me ajudar?
Simples, as técnicas de SEO não só melhoram a encontrabilidade de seu site quando alguém pesquisar por seus serviços e produtos como também geram leads mais qualificados. Abaixo 3 itens explicativos:
1. Qualidade de tráfego - Com a inteligência dos algoritmos do Google aumentando a cada dia, praticamente todo usuário que acessar seu site através do tráfego orgânico irá encontrar o serviço ou produto que procura.
2. Quantidade de tráfego - Anúncios orgânicos recebem em torno de 70% dos cliques contra 30% de cliques nos anúncios pagos. Por isso é essencial que seu site esteja bem otimizado com as técnicas corretas de SEO.
3. Resultados orgânicos - O tráfego orgânico além de gerar leads mais qualificados irá te dar um ROI mais alto, pois todo e qualquer clique vindo de anúncios orgânicos não gerará custos para sua empresa.
Os dois pilares do SEO
Existem duas áreas principais de SEO: O SEO On-Page e o SEO Off-Page.
SEO On-Page
O SEO On-Page descreve as práticas que você usa em seu site para atrair a atenção dos mecanismos de pesquisa e de seus visitantes. Inclui também tudo o que envolve uma boa experiência de conteúdo e navegabilidade para seus leitores. Compreender técnicas de otimização on-page é fundamental para entender o que é SEO em geral e como funciona. As principais práticas de otimização on-page são:
1. Escrever conteúdo útil que oferece valor real e engajamento aos usuários;
2. Usar palavras-chave na URL, titles, descriptions e conteúdo da página;
3. Escrever descriptions e titles claros induzindo os cliques na página nos resultados do mecanismo de busca;
4. Usar um bom layout que facilita a leitura e a digestão do conteúdo pelos usuários;
5. Ter o tempo de carregamento rápido da página;
6. Definir os alts em imagens que incluam a palavra-chave em questão.
SEO Off-Page
Já o SEO off-page refere-se a práticas e técnicas que você usa para mostrar o valor do seu site em todo o ecossistema digital. Esses fatores mostram aos mecanismos de busca como seu site se ajusta ao resto da Web e como outros sites com autoridade o consideram. Melhorar o seu SEO off-page inclui práticas como:
1. Cultivar backlinks de alta qualidade vindos de outros sites;
2. Criar links internos usando o texto âncora de outras páginas em seu domínio;
3. Crie conteúdo para publicações em outos blogs, com links e referências para o seu site;
4. Tenha total controle de seus insights no Google Analytics e no Webmaster Tools;
5. Fortaleça sua presença digital em mídias sociais.
Como começo a otimizar meu site com SEO?
Listamos os principais passos para deixar seu site bem otimizado:
1. Certifique-se de que seu conteúdo seja útil para seu usuário;
2. Escreva conteúdos que agreguem valor;
3. Crie páginas da que sejam boas para o usuário - fáceis de ler no desktop e no celular, além de serem rápidas de carregar;
4. Use palavras-chave bem segmentadas em todo o conteúdo, incluindo titles, meta descriptions, URL e conteúdo da página;
5. Incentive os backlinks promovendo seu conteúdo em mídias sociais, desenvolvendo relacionamentos e buscando oportunidades para escrever posts ou artigos para outros sites.
6. Verifique se seu conteúdo está bem conectado ao restante do seu site com links internos.
Então, gostou das dicas de SEO? Se quiser conhecer um pouco mais sobre esse trabalho entre em contato com a Web2Lead, a Agência de Marketing Digital com vários cases de sucesso em SEO para diversos segmentos.
Será um enorme prazer te ajudar a conquistar novos clientes através da internet!