
Facebook anuncia lançamento de Inteligência Artificial
A rede social está investindo em um sistema chamado DeepText, capaz de identificar assuntos em posts, contendo texto ou foto, de usuários com precisão quase humana, em mais de 20 idiomas, milhares de vezes por segundo.
O objetivo da empresa é que o sistema seja capaz de entender tudo que os usuários escrevem na rede social, a fim de melhorar as recomendações dadas aos usuários, como os anúncios e as publicações de páginas e outros usuários. A DeepText também seria capaz de identificar e filtrar automaticamente posts e comentários ofensivos ou em desacordo com as políticas do Facebook, com a intenção de reduzir ou até zerar os casos de abuso virtual, cyberbullying e discursos de ódio.
Testes
A tecnologia ainda está sendo aperfeiçoada, mas por enquanto o Facebook declarou que a Inteligência Artificial (IA) já está sendo usada. O robô está em fase de treinamento e tem trabalhado para identificar as necessidades do usuário, como mostrar links de táxi ou Uber quando uma mensagem revela essa necessidade.
Outro tipo de mensagem que deve ser identificada são as vendas. Quando um usuário publica um item para ser comercializado, o Facebook sugere ferramentas específicas de posts comerciais.
Desafios
Um dos grandes desafios a serem vencidos até agora é diferenciar as mensagens que revelam essas necessidades (como chamar um táxi ou Uber) de frases que usem os mesmos termos, mas sem essa conexão (como “voltei de Uber, ontem”). Por se tratar de um sistema de aprendizado com redes neurais, a IA se torna mais inteligente conforme é usada pelos usuários, o que deve fazer com que, em pouco tempo, a DeepText compreenda com precisão os conteúdos da rede.
Vigilância permanente
A tecnologia explicitou uma preocupação entre os usuários. O Facebook possui uma tecnologia que escaneia e vai passar a entender todas as mensagens trocadas na rede social e no Messenger. Tal fato já rendeu um processo à rede social.
Se o Facebook conseguir atingir seu objetivo, será possível entender os interesses de cada usuário e tornar a navegação na rede social cada vez mais agradável. A empresa não revelou quando o sistema será implantado para todos os usuários, mas, se seguir a lógica dos demais produtos de Zuckerberg, muito em breve todos nós estaremos sendo monitorados e recebendo sugestões para nossas ações na rede.