Facebook lança nova aba Loja às páginas
O Facebook já deixou bem claro o que pretende: se tornar “a” internet, ou seja, fazer com que as pessoas não precisem mais recorrer a outros sites, como o Google, e permaneçam cada vez mais na rede social. Para isso, o site está ampliando o leque de recursos e funcionalidades, como os vídeos ao vivo, as fotos em 360º e os chat-bots para empresas.
Gradativamente o Facebook está disponibilizando a opção para adicionar uma seção de “Loja na sua Página”. O recurso ainda está em fase de teste e por isso pode não estar disponível para todos. A nova aba deve aquecer o mercado para as mais de 45 milhões de empresas ativas no Facebook. Porém, a nova função não tem as características de e-commerce. Segundo o diretor de parcerias globais do Facebook, Benji Shomair, "este recurso não permite que os usuários façam uma transação, mas visa iniciar uma conversa sobre um produto que poderia, eventualmente, se transformar em uma transação”, afirmou.
A loja pretende ser um catálogo de produtos, em que é possível carregar os produtos e informações, veicular anúncios para promover produtos e obter mais informações sobre visualizações e mensagens sobre os produtos. Ainda não é possível finalizar a compra e pagar pelos produtos diretamente no Facebook. O site orienta os clientes a enviarem mensagens ao vendedor para concretizar a compra e combinar o pagamento.
Para adicionar a seção Loja à sua página, reproduzimos abaixo o passo a passo divulgado pelo próprio Facebook:
1. Na Página, clique no link Adicione uma seção.
2. Clique em Adicionar seção Loja.
3. Se você concordar com nossos Termos e Políticas de Comércio depois de lê-los, marque a caixa Concordo com os Termos e Políticas de Comércio e clique em Continuar.
Observação: por motivos de segurança, você pode ser solicitado a digitar novamente sua senha do Facebook aqui.
4. Adicione produtos à loja.
Observação: a loja só ficará visível para os clientes depois que você adicionar pelo menos um produto e ele for analisado e aprovado.
Dica: caso precise fazer um intervalo durante a criação da loja, nosso sistema salva o seu andamento. Quando você retornar à sua Página, verá o botão Concluir configuração. Clique nele para prosseguir do ponto em que parou.
A novidade deve sacudir o mercado de vendas digitais, principalmente de quem já utiliza o Facebook como um de seus principais canais de vendas e divulgação. Esperamos que o próximo passo seja a integração da rede social com a loja virtual das empresas.
Para saber mais sobre o novo recurso, acesse a página de ajuda do Facebook aqui.